Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STF julgará se ensino em casa deve ser proibido

Ministro Roberto Barroso liberou processo para pauta de julgamentos.

Publicado por Rafael Dutra
há 7 anos

O Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, liberou para a pauta de julgamentos o processo que discute se o ensino domiciliar pode ser proibido pelo Estado ou considerado meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover educação.

A data do julgamento será escolhida pela presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia.

O recurso (RE 888.815) teve repercussão geral reconhecida em junho de 2016. Em seguida, o ministro Barroso determinou a suspensão em todo o país dos processos que tratam dessa questão.

Segundo Barroso, o tema central em discussão são os limites da liberdade dos pais na escolha dos meios pelos quais irão prover a educação dos filhos, segundo suas convicções pedagógicas, morais, filosóficas, políticas e religiosas.

O caso chegou ao Judiciário por meio de um mandado de segurança apresentado pelos pais de uma menina, então com 11 anos, contra ato da secretária de Educação do Município de Canela (RS) que negou pedido para que a criança fosse educada em casa e orientou-os a fazer matrícula na rede regular de ensino, onde ela até então havia estudado.

A Constituição Federal, no artigo 205, prevê que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

O Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 55, dispõe, por sua vez, que “os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino”.

Fonte: JOTA INFO

  • Publicações10
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações206
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-julgara-se-ensino-em-casa-deve-ser-proibido/484328546

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Mais uma daquelas em que o Estado não tem que se meter nas escolhas individuais... continuar lendo

O ensino em casa passa por verificações periódicas de aprendizado. Ou seja, a educação é verificada, e deve ser revertida para aqueles que não alcançam patamares estabelecidos. De fato, é muito mais verificada que a educação fornecida pelo Estado, em que se adotou um contexto de progressão continuada que há muito já virou aprovação automática. Ao que parece, portanto, a vontade de cercear a educação em casa não é preocupação com educação. continuar lendo

O brasileiro tem mania de imitar as práticas certeiras de grandes potências. Todavia, nem sempre o que é um sucesso noutras culturas, deve ser copiado pelo Brasil.
Cada um na sua!
Cada um observando suas limitações, isentos de hipocrisia e com os olhos fitos na realidade.

No quesito "educação', ainda mais, infantil, não comungo com a ideia de educação escolar doméstica, de jeito nenhum.

Vamos ver no que vai dar este debate! continuar lendo